Vocaloid Portugal - Fórum dedicado a todos os fãs de Vocaloid!

InícioInício  PortalPortal  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe

VocaListener

Ir em baixo 
AutorMensagem
Rasec
Mr. Random
Mr. Random
Rasec

Masculino
Leão Búfalo
Número de Mensagens : 863

VocaListener Empty
MensagemAssunto: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 4:32 pm

VocaListenerVocaListener Vocaeditor
A próxima revolução nos Vocaloids!

De avisar que o post vai ser grandinho por isso se são bebes e se amuam com posts grandes então podem ir para outro lado mas vou falar sobre o que ira levar os vocaloids a um outro nível num futuro próximo e por ser algo importante irei falar de tudo.

Agradeço já ao kevinayP e ao kazearashi pela info, o texto e darem-me na tola no irc para não ter preguiça de escrever xD.

Provavelmente sabem que custa uma carrada de tempo e exige que o utilizador seja bem familiar com cenas musicais de maneira a criar musicas decentes com vocaloids. Em media uns 3 meses mas ha tristes (tipo eu xP) que já levam 5 com uma.
Mas no futuro, criar uma musica irá tornar-se muito mais fácil para todos.
Será que alguém lembra-se do VocaListener? Provavelmente não mas irei falar aqui sobre esta tecnologia, e como a AIST planeia fazer uma versão online dela.

Mais ou menos está aqui o esquema de como o VocaListener irá funcionar.
VocaListener 25361
Ya, também não percebo nada que está ali xD.

Deixa cá ver se ainda consigo explicar tudo. *recorre á cabula humana no irc xP*

A Yamaha, a dona dos Vocaloids, autorizou a AIST (Advanced Industrial Science and Technology) a desenvolver um software de "assistência" á tecnologia Vocaloid, VocaListener, de maneira a aumentar ainda mais o numero de utilizadores de Vocaloid, e já proximamente a edição online baseada no VocaListener irá ser lançada.
Provavelmente aqui é só desnaturados xD que nunca ouviram falar do Vocalistener por isso tentarei explicar por miúdos de que se trata.

Activem os vossos cérebros agora por favor.

Net VocaListener, concentra-se em combinar-se com o software Vocaloid e como que alivia o carga de trabalho de se fazer uma musica usando o Vocaloid, e ao mesmo tempo, aumenta a qualidade da musica.

Sendo mais tecnológico agora:
Net VocaListener é um sistema online automático gerador de ficheiros Vocaloid, corre num servidor especifico, permitindo aos utilizadores acesso rápido ao VSQ de boa qualidade (VSQ para quem não sabe significa Vocaloid Sequence e é o ficheiro resultante do vosso trabalho no editor Vocaloid) ao fazer o upload do ficheiro wave da voz e o ficheiro da lírica. Esta tecnologia reduz imenso o trabalho em fazer um bom ficheiro VSQ do Vocaloid (acreditem que é imenso trabalho e dores de cabeça conseguir isto)

Até agora, a versão mais nova do VocaListener já foi feita pela AIST, a qual é chamada de edição α (alpha).
A equipa diz que enquanto esta versão ainda tem funções limitadas, a edição final irá ser muito mais poderosa.
Para ajudar a fazer a ediçao alpha ainda melhor, a AIST pediu a alguns utilizadores de Vocaloid para testarem o programa e os resultados foram tornados publicos 28 de abril.
E mais, a versão PC de Vocaloid não será a única que ira beneficiar deste programa. Também ira suportar a edição portátil, Net Vocaloid (uma versão do Vocaloid para PDAs e telemóveis. Ia falar sobre isto no tópico Vocamaster mas quase ninguém comenta la as cenas por isso nao tive para me dar ao trabalho de escrever.)

Esta tecnologia é fácil de usar e pode muito bem ajudar a aumentar o numero de musicas de vocaloids.
VocaListener já anda cá há um tempito, e os primeiros 2 demos, "PROLOGUE" da miku e "Game of Love" da rin já foram lançados na net há algum tempo.

Espreitem aqui:

Lembro-me de quando estes demos duma versão embrionária do VocaListener saíram eu e mais o people de costume deste mundinho estavamos no irc a dizer "Abaixo com o Vocalistener!" xD.
Claro, não há como negar que torna o Vocaloid mais "realista" mas usando as palavras do KevinayP, eles como que deixam assim de fora a "personalidade" do Vocaloid.
Se pensarem um pouco nisto acho que percebem o que queríamos dizer.

Mas saiu a versão alpha e com as duas novas demonstrações, especialmente a "Survivor", mudamos completamente de ideia e acho que o futuro será promissor para o VocaListener.

Deixo aqui dois demos usando já a versão alpha do VocaListener.

Para terminar, caso queiram ver mais exemplos do VocaListener em acção podem ir aqui:

http://www.nicovideo.jp/tag/Net%E3%81%BC%E3%81%8B%E3%82%8A%E3%81%99%CE%B1%E7%89%88
Se não tem conta no nico nico douga eu meti um tutorial para criarem uma aqui no fórum. Procurem.

Se perceberem japonês ou quiserem só espreitar aqui ta o site onde irão saindo todas as novidades e desenvolvimentos relacionados com o VocaListener.
http://www.y2lab.com/jp/news/index.html

Pronto, esta tudo xD. Isto é o que irá revolucionar o Vocaloid em geral. E não me venham para aqui queixarem-se do tamanho do post porque deixei um aviso no inicio e isto é um marco na historia dos Vocaloids e merece ser tratado como um. Ou seja com muito texto xP.

oceronte
oceronte
Rin

Feminino
Virgem Galo
Número de Mensagens : 1123

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 4:54 pm

... não percebi patavina de como raio isso funciona, mas pelo o que entendi, coisinha mais natural e tals o que me faz dizer "cool, let it come then".
mas não sei... não estou a gostar muito da ideia do vocalistener na realidade.

Admin (Ir)responsável
Admin (Ir)responsável
Len

Masculino
Virgem Macaco
Número de Mensagens : 1626

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 4:58 pm

OMFG!

ACIMA COM O VOCALISTENER, é o que eu digo! E por acaso até gosto da Prologue da Miku.

Epah, revolução já *.* que lindo!

(E sim, li tudo xD)

https://vocaloidpt.forumeiros.com
Meiko
Reporter
Reporter
Meiko

Feminino
Áries Galo
Número de Mensagens : 828

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 5:40 pm

Eu tambem li 8D e concordo com o Leni, vocalistener up up ;

VocaListener ImageVocaListener ImageVocaListener Image
Len
Admin (Ir)responsável
Admin (Ir)responsável
Len

Masculino
Virgem Macaco
Número de Mensagens : 1626

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 5:54 pm

Sempre que passar por este tópico vou ouvir a Prologue xD
*ouve* Estou tentado a sacá-la 8'3

https://vocaloidpt.forumeiros.com
Rasec
Mr. Random
Mr. Random
Rasec

Masculino
Leão Búfalo

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptyDom Maio 03, 2009 6:05 pm

Rin escreveu:
... não percebi patavina de como raio isso funciona, mas pelo o que entendi, coisinha mais natural e tals o que me faz dizer "cool, let it come then".
mas não sei... não estou a gostar muito da ideia do vocalistener na realidade.
Um desenho aqui para explicar nao serve de muito. Meti um que nem eu percebo xP
Deixa cá ver...
Tás a ver a imagem de inicio em que por não ter nada fiz um print ao meu programa. O vocalistener como que se ira ligar ao editor do vocaloid (se por ligaçao online ou ao instalar qualquer coisa nao sei) e automaticamente ira aliviar certa carga de trabalho ao editor.
Se trabalhares uns tempos como o vocaloid editor iras perceber ao que me referia.
o VL irá principalmente pegar nas cenas que mais trabalho e mais recursos comem do editor.
é que o editor concentra tudo no ficheiro VSQ e muitas vezes é difícil conjugar a boa sintetização da voz da miku com os próprios dados e as líricas introduzidas em cada nota.
Muitas vezes o resultado final é dificil de sair como queremos e passa-se muito tempo a fazer afinações aqui e ali em certos parâmetros como o Vibrato.

So para teres uma noção para uma certa musica em que foste a primeira a ouvi-la xP, já vai umas 20 horas (no relax é verdade xP) so para essas afinações. E ainda não tou satisfeito. Se ouvires com atenção consegues notar em certas partes alguma coisa não tao boa que é devido ao processo de exportar o vsq para wave. Quanto melhor o vsq melhor será o ficheiro wave resultante no final.

O VL como que vem ajudar a fazer esse processo automaticamente a ate aumenta a qualidade a um nivel inesperado por acaso. Sobre a ideia de gostar ou não do VL é normal. é algo novo e que vem revolucionar isto mas so o tempo dira que tipo de revolução causa.
Mas espreita os outros vídeos ja com o VL em acção. Tens conta no nico nao tens? Entao espreita o link.

Mr. Random
Mr. Random
Rasec

Masculino
Leão Búfalo

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener EmptySab Ago 01, 2009 3:20 pm

Só para dizer que VocaListener irá entrar em fase final daqui a um mês e até a condizer com o aniversário da miku.

Logo se verá o que irá acontecer neste mundo dos vocaloids um tempos depois de sair. Se irá haver mesmo a revolução que já tantos falam.

Esperar para ver...

VocaListener Empty
MensagemAssunto: Re: VocaListener   VocaListener Empty

VocaListener
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Vocaloid Portugal :: Virtual World :: Notícias-
Ir para: